Bem-vindo, faça seu login ou cadastre-se

Simbologia de solda: conheça os símbolos que orientam a soldagem

Se você trabalha com soldagem, provavelmente já viu a simbologia de solda. Esses símbolos podem até parecer difíceis de serem lidos em um primeiro contato, mas facilitam muito o processo de passar instruções.

Por isso, preparamos esse texto com os principais códigos da simbologia de soldas. Dessa maneira, você pode realizar os trabalhos de soldagem consultando as instruções rapidamente para garantir resultados excelentes.

O que é simbologia de solda

A simbologia de solda é a representação gráfica das informações e instruções para um trabalho de soldagem. Os desenhos mostram ao soldador diversos aspectos da solda, como ângulo, direção, comprimento de solda, entre outros.

As normas de simbologia da soldagem são utilizadas como base para diversas agências reguladoras ao redor do mundo. As principais são a American Welding Society (AWS), a Euronorm, a International Standard Organization (ISO) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Dessa maneira, o soldador consegue ler e entender as instruções da simbologia de solda em diversos países. Pode haver diferenças regionais, mas a base dos códigos é a mesma.

Aprendendo a simbologia da solda

Há diversos símbolos de soldagem, classificados como básicos, suplementares, de dimensões, típicos e de ensaios não-destrutivos (END). Então, vamos conhecer os principais desenhos para soldar.

Símbolos básicos

Os símbolos de solda mais fundamentais são a linha de referência e a linha da seta. A linha de referência é onde estão as informações da soldagem. Dessa maneira, a posição dos desenhos na linha tem significados diferentes.

Se um símbolo estiver acima da linha de referência, a soldagem deve ser feita no lado indicado pela linha da seta. Caso o símbolo esteja abaixo da linha, a solda precisa ser realizada no lado oposto. Já a linha de seta indica a região do ferro que será soldada.

A linha de referência também pode ter um símbolo semelhante ao V deitado na extremidade. Às vezes, ele contém informações adicionais sobre a solda em letras e números. Já o tipo de solda é indicado no comprimento da linha de referência, sendo:

  • solda por costura: um círculo com dois traços, um acima e outro abaixo da linha de referência;
  • solda em ângulo: um triângulo retângulo, acima ou abaixo da linha de referência;
  • solda de tampão: um retângulo acima ou abaixo da linha. Pode conter números, indicando o preenchimento da solda em milímetros, ou estar vazio, representando o preenchimento total;
  • solda por ponto: um círculo na linha de referência;
  • solda de revestimento: dois semicírculos abaixo da linha de referência;
  • solda por projeção: um círculo representado abaixo da linha de referência;
  • solda da junta sem chanfro: duas linhas verticais, acima, abaixo ou cortando a linha de referência.

 

Já os símbolos de solda da junta com chanfro são mais complexos. Os desenhos podem se apresentar em V ou X, meio V ou K, U e duplo U, J e duplo J. Outro ponto de atenção são as soldas nas faces convexas, representadas como um quarto de círculo.

A solda de suporte é simbolizada por um semicírculo posicionado no lado oposto do símbolo do chanfro, além de estar acima ou abaixo da linha de referência. Já para representar a solda de encaixe para junta brasada, é preciso desenhar duas retas inclinadas abaixo, acima ou subscrita na linha.

Símbolos suplementares

Na simbologia de solda, os símbolos suplementares fornecem informações adicionais e mais detalhes sobre o trabalho. Um primeiro fator que devemos nos atentar agora é que pode haver mais de uma linha de referência. Dessa maneira, o soldador deve começar pela linha mais próxima da seta.

Os símbolos suplementares indicam informações importantes, como posições de soldagem, materiais e o perfil da solda. Conheça cada um dos desenhos e instruções a seguir:

  • solda no campo: um triângulo preenchido e ligado à linha por uma reta. Esse símbolo representa que a junta precisa ser soldada no final do processo;
  • solda em todo o contorno: um círculo na intersecção entre a linha de referência e a linha da seta;
  • cobre-junta: um retângulo posicionado acima ou abaixo da linha. Pode ter o símbolo da solda em seu interior;
  • com espaçador: um retângulo com linhas nas arestas. Pode conter o material no interior;
  • solda de um lado com projeção no lado oposto: um semicírculo preenchido, abaixo ou acima da linha;
  • perfil de solda nivelado: traço horizontal, colocado de maneira paralela à linha;
  • perfil de solda convexo: um semicírculo posicionado no símbolo de chanfro. Forma uma figura convexa com a linha;
  • perfil de solda côncavo: um semicírculo posicionado no símbolo de chanfro. Forma uma figura côncava com a linha.

Dimensões, símbolos típicos e ensaios não-destrutivos

Além desses principais códigos da simbologia de solda, há outras categorias importantes. As medidas e dimensões também podem ser representadas, como a abertura da raiz, o ângulo do chanfro, o comprimento e o espaçamento.

Já os símbolos típicos são indicações de detalhes, como dimensão do diâmetro de furo na raiz, espaçamento dos incrementos, profundidade do enchimento e altura dos depósitos.

Os símbolos de ensaios não-destrutivos (END) utilizam as mesmas notações da soldagem para outros procedimentos. Os ensaios compreendem radiografia, ultrassom e partículas magnéticas.

Tudo sobre solda na Pró Euro

Quer conhecer os melhores equipamentos e componentes para realizar diversos tipos de solda? Na Pró Euro, você encontra tudo para realizar soldagens de qualidade e com segurança!

O catálogo da Pró Euro conta com componentes para solda, máquinas incríveis para obter os melhores resultados e ferramentas para diversas finalidades. Então, aproveite nossos preços especiais e garanta produtos sensacionais para solda.

Veja Também