Para entender o que é máquina de solda inversora é preciso ter conhecimento básico sobre soldagem. Com as mesmas funções de um transformador, a diferença está na tecnologia mais avançada. Ela é considerada de uso profissional, embora existam alguns modelos mais práticos que outros.
Ideal para funilarias, serralherias e atendimentos domésticos, a máquina de solda inversora é uma subcategoria da máquina de solda, bastante utilizada por profissionais da solda mais modernos. Há diferentes tipos e, consequentemente, modelos variados. Conheça mais sobre ela, aqui, neste artigo.
O que é essa máquina?
O que é exatamente a máquina de solda inversora? É um equipamento feito para a soldagem de estruturas leves e montagens de um jeito mais prático — a estrutura é menor e mais leve que as habituais. Além disso, é mais econômica: seu gasto energético é baixo.
O nome “inversora” significa que o transformador dessa máquina de solda trabalha com corrente elétrica contínua, capaz de ser invertida, se necessário. Ele difere da corrente alternada dos outros equipamentos e é daí que vem o baixo consumo de energia!
Principais características da solda inversora
Podendo ser uma máquina de solda inversora bivolt ou não, esse produto possui uma placa eletrônica — enquanto os transformadores utilizam um motor. Contudo, o que mais a diferencia é o seu tamanho e, graças à facilidade de transporte, ela é muito indicada para trabalhos externos ou para operadores que se locomovem bastante.
Quando se perguntar o que é máquina de solda inversora, lembre-se de que ela tem alto desempenho e é feita com materiais duráveis e de qualidade. É muito mais moderna — diversos modelos com display digital — e é quase intuitiva de se usar! A segurança é outro ponto em questão: ela possui sistema de proteção de aquecimento.
Para que serve a inversora de solda?
Você sabe para que serve a máquina de solda inversora? Como dito, ela é usada para pequenas soldagens, mas não é só isso. Esse equipamento pode realizar funções mais complexas, como em serralherias e na elaboração de montagens.
Uma curiosidade: apenas com essa máquina é possível fundir detalhes de ferramentas e esculturas, por exemplo — como em carros alegóricos — e deixar imperceptível a junção das duas hastes de metal. A máquina trabalha nos detalhes com eficiência.
Tipos de máquinas de solda inversora
As soldas inversoras são divididas conforme a sua potência: 127V, 220V ou bivolt — que funciona nas duas voltagens. A escolha ideal depende do ambiente de trabalho em que ela vai ser usada. Todas são de qualidade e garantem praticidade, portanto, leve tais aspectos em consideração.
Para quem trabalha indo até os lugares — como casas e escritórios —, a melhor opção é a bivolt, já que se adapta à corrente elétrica. Todavia, a máquina de solda inversora 220V pode possuir um desempenho acima dos outros modelos, dependendo da marca.
Vantagens de se ter uma máquina de solda inversora
Um dos principais benefícios é a possibilidade de soldagem da maioria dos eletrodos, visto tratar-se de uma máquina adaptável ao uso e às necessidades. Além disso, há a clara vantagem já citada: é portátil e prática para o serviço. Logo, você não precisa mais se perguntar o que é máquina de solda inversora. Corra, garanta a sua e constate a diferença!
É também uma ferramenta multifuncional: é possível derreter eletrodos, fazer acabamento em inox, alumínio, ferro e outros materiais, além de conseguir soldar com TIG. O sistema tecnológico é um diferencial em soldagem — novidade iniciada com essa máquina.
Outra vantagem é a sua resistência: possui grande durabilidade — se bem-cuidada. É um investimento a longo prazo, em que é possível sentir a diferença de se ter comprado ou não uma. Existem diversos modelos de máquina de solda, inversora ou não, que se adequam às suas necessidades.
Como escolher a máquina de solda ideal
Para escolher a melhor máquina para você, tenha em mente as suas necessidades e os pré-requisitos que o produto precisa cumprir para atender às suas demandas. Por ser uma ferramenta profissional, a inversora de solda é vendida com diversas especificações justamente para isso.
Os modelos com melhor custo-benefício e que suprem às demandas mais básicas de uma máquina geralmente são os mais fáceis de manusear. Elas possuem bocal, botões intuitivos e tamanho menor que outras. São aquelas que dão acabamento em metais, como aço inox e ferro.
Há ainda os modelos mais robustos, mais difíceis de manusear (em comparação com transformadores, ainda é fácil) e com mais tecnologia e funções. Podem ter mais de um bucal, eletrodos de corte e difusores de ar. Mesmo sendo mais complexos, tendem a ser mais seguros, justamente por conta do desenvolvimento.
Encontre ferramentas para solda na Pró Euro
Viu como não é tão complicado assim entender o que é máquina de solda inversora? Agora que já conhece bem as funções e os modelos existentes no mercado, você pode garantir a sua máquina ideal na Pró Euro.
Em nosso site, você encontra produtos com a melhor qualidade e o melhor custo-benefício do mercado em termos de obra e solda. Fique à vontade para explorar nossa loja virtual e contar com a ajuda de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas!